Filosofia de Vida:

Tudo posso naquele que me fortalece!

A Cura do Câncer

Para enteder melhor o que é câncer, leia abaixo a matéria do Dr. Drauzio Varella, que com aquela sua usual linguagem, torna mais fácil o entendimento.


A cura do câncer
Drauzio Varella
.A cura do câncer
Se um dia você ouvir que foi encontrada a cura do câncer, não leve a sério.
O que chamamos de câncer é, na verdade, um conjunto de mais de cem doenças que, em comum, têm apenas a célula maligna. Não só os tumores originados nos diversos órgãos apresentam características próprias, como aqueles oriundos de um mesmo tecido evoluem de forma variável em cada indivíduo. Por exemplo: estima-se que para um câncer de mama atingir 1cm
de diâmetro pode levar de dois a 17 anos, conforme o caso. Há tumores que se disseminam pelo organismo antes de serem detectáveis pelos exames radiológicos mais sensíveis, enquanto outros de aparência idêntica, operados quando já mediam 5cm, nunca se espalham.
É evidente que a escolha do tratamento precisa levar em conta todas essas peculiaridades. Para tanto, é fundamental identificarmos fatores prognósticos: conjunto das características que dão idéia da gravidade do quadro e da probabilidade de resposta à terapêutica.
Na década de 1970, sugiram os primeiros estudos cooperativos internacionais. Neles, pesquisadores de vários centros reúnem em pouco tempo centenas, milhares de pacientes com o mesmo tipo de câncer, divididos de acordo com determinados fatores prognósticos, para distribuí-los ao acaso com a finalidade de receber esquemas de tratamento que serão comparados estatisticamente no final. Esses estudos provocaram uma revolução na cancerologia. Decidir a melhor forma de tratar alguém deixou de depender exclusivamente da impressão subjetiva do médico.
Hoje, por mais promissora que seja uma droga, só será aprovada para uso clínico caso demonstre eficácia nesses estudos internacionais com milhares de pacientes. Como consequência, dispomos de medicamentos bem avaliados, com índices de resposta previsíveis e toxicidade conhecida. Esse processo, no entanto, é caro e demorado. A indústria farmacêutica calcula que são necessários no mínimo dez anos de pesquisa para lançar um novo produto no mercado, a um custo médio de um bilhão de dólares.
Para complicar, a experiência mostra que cada medicamento descoberto ajuda a curar apenas certos subgrupos de pacientes e a prolongar por mais alguns meses a sobrevida dos incuráveis.
Todos os tumores avançados que curamos nos dias atuais exigem combinações de várias drogas, frequentemente associadas a modalidades como cirurgia e radioterapia.
Cenário atual
Este é o cenário atual: a sociedade exige remédios eficazes e seguros, mas eles consomem tempo e dinheiro para provar sua utilidade. Num congresso internacional realizado neste mês na cidade americana de New Orleans, um pesquisador fez o cálculo de quanto gastaria um doente com câncer de intestino avançado que vivesse 18 meses à custa do uso dos principais antineoplásicos disponíveis: US$ 250 mil, sem contar gastos com analgésicos,
exames, consultas ou internações! – “Que país poderá pagar essa despesa?” – perguntou ele.
Tradicionalmente, os avanços tecnológicos ficam mais baratos à medida que se popularizam. Entretanto, isso não acontece com a maioria dos medicamentos usados em oncologia; eles entram no comércio a um preço elevado para serem logo substituídos por inovações mais caras ainda.
Prevenção e diagnóstico precoce
Como não viveremos as décadas necessárias até a ciência descobrir e testar todas as drogas necessárias, o que fazer para não morrermos de câncer?
Antes de tudo, lembrar que essa é uma doença passível de prevenção: perto de 40% dos casos são provocados por cigarro. Vida sedentária, consumo exagerado de álcool, dietas pobres em vegetais e ricas em alimentos altamente calóricos que levam à obesidade são responsáveis por mais 30% (só para citar as causas evitáveis mais importantes).
Mas, como nos defender dos tumores que surgem ao acaso ou por predisposição genética?
Nessas situações, a única solução é o diagnóstico precoce. Alguns exames, como a mamografia, permitem evidenciar tumores antes de atingirem 1cm, apresentação curável em quase 100% dos casos. Outros, como a colonoscopia, permitem não apenas visualizar o intestino por dentro e surpreender tumores iniciais, como retirar lesões na fase pré-maligna para evitar sua progressão.
Estudo das proteínas Quanto às neoplasias para as quais não existem métodos preventivos, a solução virá com o estudo das proteínas.
Os tumores malignos às vezes aumentam a produção de certas proteínas normalmente excretadas pelos tecidos normais. A detecção delas na corrente sanguínea permite o diagnóstico precoce: é o caso do PSA, o exame para detectar o câncer de próstata.
Nos tumores em que ainda não foram identificadas proteínas desse tipo, a ciência básica deverá desenvolver todo esforço para fazê-lo. A tarefa é achar uma agulha no palheiro: encontrar, no meio de cerca de um milhão de proteínas presentes no sangue, qual delas foi produzida especificamente pela célula tumoral. O conhecimento para tanto está disponível, o que falta é um Projeto Proteinoma de cooperação internacional, como foi o Projeto Genoma que identificou todos os genes humanos em 12 anos.
O conhecimento dessas proteínas exclusivas das células malignas possibilitará inquéritos populacionais com a finalidade de identificar os indivíduos que correm risco de apresentar câncer, de modo a surpreendê-lo na fase inicial. Permitirá ainda avaliar a agressividade de cada caso e a probabilidade de resposta ao tratamento proposto, para evitar o que acontece atualmente: tratarmos cem doentes com esquemas tóxicos, caríssimos, que beneficiarão apenas vinte.

2ª Quimioterapia - 1 semana depois

Andei sem postar, pois fiz quimioterapia na terça-feira passada e peguei uma 'baita gripe' e não foi reação da mesma !!! No dia que fui ao jogo do Grêmio estava chovendo e acabei molhando-me. 
Vamos as novidades, na quimioterapia foi tudo tranquilo. Com o cateter facilitou um bocado, e o tempo de permanência na clínica reduziu em uns 40 min. Após a aplicação da quimioterapia não tive nenhuma reação, nem aquela exaustão que tive após a primeira.                                   
Conforme eu havia comentado meus cabelos haviam começado a cair e eu ia passar a máquina, mas a cabeleireira me convenceu a cortar bem curtinho, para ir me acostumando. O ruim é frio nas orelhas.......rsrsrs

Passei a semana de cama com a gripe e também com este frio não é ruim !!!! ..... Ia esquecendo-me somente o tal de catetar parou de incomodar depois de 1 semana da colocação, dificultou-me a movimentação do braço e era muito incomodo para dormir. Agora está legal.

Domingo de Futebol

Hoje, um dia após fazer a colocação do cateter  fui ao jogo do Grêmio, claro que com a liberação do meu médico, desde que eu não exagerasse muito. 

Fui com minha amiga e colega de serviço a Cris e o namorado dela. Já combinamos que no feriado ele vai passar a máquina no meu cabelo, se é que vai sobrar algum até lá..........

1 Quimioterapia - Colocação de Cateter

Hoje fiz o procedimento cirúrgico para colocação de um cateter de longa permanência. O que posso dizer......de todas as coisas que fiz até agora, cirurgia para retirada da mama, quimioterapia, esta com certeza foi a pior. Não é que dói, mas é extremamente incomodo ficar quase uma hora na mesma posição, com uma tenda na tua cabeça, levando anestesia no pescoço........, mas passou. O procedimento durou cerca de 1 hora. O médico, Dr, Cristiano, disse que devo ficar com este cateter de 3 a 4 anos.

O que é um cateter?
Tratamentos para câncer que incluam a quimioterapia frequentemente são realizados através de um acesso ao sistema de veias. Muitas das vezes o tratamento pode ser realizado através de veias periféricas, como as localizadas nos braços por exemplo, porém em outras situações esta forma de aplicação da medicação pode não ser a mais apropriada. As principais indicações para o implante de um catéter para quimioterapia são as seguintes:

•Dificuldade de acesso venoso periférico em virtude de veias finas ou aumento do tecido gorduroso.
•Quimioterapia de longa duração.
•Tratamentos realizados com ciclos frequentes ou múltiplos e uso de medicamento vesicante (podem produzir irritação da parede dos vasos).

Nestas situações é necessário providenciar um acesso permanente ao sistema venoso profundo através de um procedimento operatório em que um cateter é implantado no paciente. O tipo de cateter mais usado é o chamado totalmente implantado, “Port Cath”.

Este dispositivo deverá permanecer pelo tempo que durar o tratamento com quimioterapia. Proporcionam maior conforto ao paciente já que o acesso ao sistema venoso é obtido a cada ciclo de quimioterapia pela punção do port (parte do catéter que fica debaixo da pele) geralmente colocado na região anterior do tórax logo abaixo da clavícula. Assim a punção para acesso ao sistema venoso torna-se fácil e praticamente indolor. Além disso, um aspecto estético favorável é obtido, já que o dispositivo não é visível.

Cuidados:

Como em toda cirurgia, são necessários cuidados pré-operatórios como avaliação clínica, risco cirúrgico para os casos indicados e exames para testar a coagulação do sangue. A anestesia empregada na maioria das vezes é a local com ou sem sedação, porém com acompanhamento do anestesista. Antibióticos são usados durante o procedimento para reduzir risco de infecção. Um ponto fundamental no ato operatório é a necessidade de realização intra-operatória de um exame de radioscopia para confirmar o correto posicionamento da ponta do catéter próximo ao coração (veia cava superior-átrio direito). Após o procedimento, realizado numa internação de apenas algumas horas, não há restrição para atividades habituais do paciente.

É absolutamente necessário que o acompanhamento posterior seja realizado por equipe de enfermagem treinada para este tipo de cuidado. O manuseio do cateter requer atenção especial para seu bom funcionamento, cumprindo assim, a finalidade para a qual foi colocado, ou seja, permitir o tratamento indicado para o caso com o maior conforto possível para o paciente.

FONTE:http://rodrigomotta.site.med.br

Agradeço a Deus todos os dias!!!


Li esta oração no Blog Linda Morena by Selma Regina, que passou recentemente pelo mesmo problema que eu. Então vamos orar ?

Deixa eu orar por você ?

Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo. Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim, nessa hora seja desfeito todo mal, em nome do Senhor Jesus. Envia anjos ao redor da vida dela e faz dela mais que vencedora... Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração e se você crê, estará concordando, enviando esta oração a todas as pessoas que você sentir a vontade em seu coração, e assim todos nós seremos abençoados,  em nome do Senhor Jesus. Recebi essa mensagem e lembrei  de vocês! Deus te abençoe poderosamente em nome de Jesus, amém.

Quando Deus tira algo de seu alcance, Ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor.
Concentre-se nesta frase...
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo. " 
Alguma coisa boa vai acontecer com você hoje, algo que você tem esperado ouvir. Deus, nosso Pai, CAMINHE pela minha casa e leve embora todas as minhas preocupações e doenças, e POR FAVOR, vigia e cura a minha família em nome de Jesus ... AMEM!!! 
Esta oração é muito poderosa. Uma bênção está vindo para você na forma de um novo emprego, uma casa, saúde.
 Deus abençoe você e sua família...

1 Quimioterapia - 15 dias depois

Meu irmão precisou de um 'help', pois teve duas reuniões de trabalho. Literalmente percorreu o País de Norte a Sul, uma foi no Pará a outra aqui no Rio Grande do Sul.  

Assim me fui novamente para Itapema/SC, para buscar  meu sobrinho de 3 anos na creche e ficava com ele por aproximadamente 1 hora.  

Podem ter certeza que é um exercício de paciência,  tem horas que ele é um anjinho, mas outra parece um capetinha, como vocês podem ver nessa foto que estava tentando tirar com ele e o danadinho aproveitou para morder minha cabeça.

Aproveitei para descansar bastante...... coisa que mais tenho feito, diga-se de passagem.

Fiz também muitas caminhadas.

Retornei  ontem para o cá e começou algo que já era esperado e efeito colateral da quimioterapia. Meus cabelos estão 'debandando' geral. Comecei a sentir uma dorzinha no couro cabeludo como acontece quando ficamos muito tempo com o cabelo preso e muito apertadado, fui passar a mão e saiu um chumaço. 

Noto que quando comento isso as pessoas não sabem bem o que falar. Tentam me consolar, mas sinceramente não tem problema. Tirei toda a mama e não fiquei 'depre', não é por ficar sem cabelos que isso ocorrerá.  Penso que cabelo é muito pouco para preocupar-me e segundo dizem, depois voltam mais bonitos.

Conclusão:  Logo, logo um "new look".  Já queria passar a máquina e ficar carequinha, mas minha mãe e irmã acham que devo esperar um pouco mais. O lado bom..... e tudo tem um lado bom, é que vou ganhar uma depilação no corpo todo...........hehehe.

Amanhã faço o procedimento para colocar um cateter de longa permanência para quando tiver que fazer a quimioterapia, e a próxima é terça-feira.

Crochet

Estou fazendo de tudo um pouco, cozinhando, ajudando a limpar a casa, indo ao super......claro, quando estou com vontade. No restante do tempo tenho lido bastante e passado muito tempo na Internet, mas estou cansada de não fazer nada mais produtivo.

Por isso,  resolvi fazer um colete de
Crochet para mim.

Estou fazendo os miolos dos quadros, calculo que 21 serão suficientes.

O quadro depois ficará como esse da direita ==>

Quando terminar posto para vocês verem como ficou.

1 Quimioterapia - 8 Dias Depois

Olá pessoal,

Passados 8 dias da 1ª quimioterapia posso dizer que o único efeito que senti nesses dias foi um extremo cansaço dois dias depois da aplicação.

Fora isso, nenhum desconforto maior, tanto que 3 dias depois da primeira quimio fui na festa de aniversário da minha amiga Magda (foto ao lado) e voltei para casa 4 da manhã.

Sinto-me tão bem (Graças a Deus!!!)  que esqueço, por vezes, a necessidade de levar as coisas com mais calma.

Já dei entrada no Inss e aguardo liberação para retornar ao trabalho. Enquanto espero fui novamente para Itapema/SC para passar uns dias. Aqui tenho descansado bastante.

1 Quimioterapia - 2 Dias Depois

Olá,

Hoje acordei sem dores, enjoo, mas com um cansaço enorme. Não tinha animo para nada, passei o dia na cama e dormi a tarde toda. 

Então ao final do dia, cansada de nada fazer, resolvi ir a noite de adoração ao Santíssimo na Igreja Santa Rita.

 E o cansaço ? ....... se foi

                                        Graças a Deus !!!

1 Quimioterapia - O dia seguinte

Boa noite,

Passei somente para dizer que, um dia após a primeira quimioterapia, não senti nenhum desconforto ou reação.  Vamos ver como será os próximos dias.

Recuperação da Cirurgia

Vou falar um pouco sobre minha recuperação da cirurgia, que é a primeira parte do tratamento

Saí do hospital no domingo, com a recomendação de voltar na terça-feira no Mastologista, e depois na sexta-feira, e essa foi minha rotina por 30 dias. Primeiramente para trocar curativos e retirada de pontos e depois para drenar o líquido que acumulava.

Eu e minha mãe, assim que me vejo perto dos 80 anos.
Quando soube que estava com Câncer de Mama aceitei bem a doença, mas achei que meu momento ruim seria quando eu me visse pela primeira vez sem mama. Isso não ocorreu, foi tudo tranquilo e não fiquei deprimida. Sei que isso vai ser temporário.  Por isso, minha mãe e minhas amigas acham que sou meia 'maluquinha'.  Mas não é nada disso, a força para enfrentar problemas herdei da minha mãe (se bem que a propensão de ter essas doenças, foi dela também......kkkk) e não tem jeito, não nasci para ser triste. Faço graça das minhas mazelas e o mais importante é Deus, que está sempre comigo.

Voltando a recuperação, cheguei em casa no domingo e na terça já me fui para o centro de Canoas, de metrô, de sacolinha com o dreno. Toda recuperação foi abençoada, pois não tive dores, depressão, ou baixa estima. Meu braço também está com os movimentos normais, claro que não faço força demais, mas o restante faço tudo.
Quinze dias depois da cirurgia já sai com umas amigas para confraternizar e principalmente para comemorar o sucesso da cirurgia.

Até tomei um shoppinho, 1 não, na verdade 2....Ainda com curativos, mas feliz. 

E pode ser assim....... A situação é difícil, é.  Mas não é motivo para desespero. 
Não perco tempo me martirizando para saber respostas de perguntas que não vão mudar a situação.

Não é negação. 

Tive Câncer de Mama, tirei toda mama, vou fazer 6 meses de quimioterapia, 1 mês de radioterapia, já sei que terei que tomar 1 injeção durante 1 ano. Ficarei despeitada por aproximadamente 1 ano e meio, mas minha vida continua, e desejo que da forma mais normal possível. Estou fazendo caminhadas, indo ao futebol, que gosto tanto.  Continuo me sentido uma mulher bonita e a falta da mama não vai mudar isso.

Aproveitei  o  fim  do tratamento pós cirúrgico  e  me  dei  umas férias. Fui para o meu   irmão que  mora em SC na  cidade de  Itapema . A   foto  do lado direito é na cidade de São Francisco, considerada a 3ª cidade mais antiga do Brasil.  Tem 505 anos.
A esquerda, no Forte Marechal da Luz, fundado em 1909. Onde há uma bateria de artilharia, composta de 4 canhões, (eu não sou o quinto, tá......) que possibilitavam a defesa da costa em situações perigosas. Um lugar bem interessante para visitar. Fiquei em Itapema por 10 dias, pronta para começar a quimioterapia  e também voltar ao trabalho.

Assim, passou-se os primeiros 40 dias da minha cirurgia.

Aproveito para agradecer meu Mastologista Dr. Cassio Paganini, profissional competente, calmo e tranquilo que sabe passar isso para as suas pacientes e além disso, como bônus extra é um belo espécime masculino, assim era um prazer ir nas consultas (Dr. caso um dia o Sr, ler isso, é só uma brincadeirinha, embora digam que toda brincadeira tem um fundo de verdade) . Fui.......